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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Violoncelo


violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, possui quatro cordas afinadas em quintas.
O instrumento pertence à sub-família dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas. Essa família se diferencia da familia do violão (da qual faz parte o contrabaixo) tanto pela afinação, que ali se dá em quartas em vez de quintas, tanto pela forma diferenciada do instrumento.
A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.
Uma das primeiras citações sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII[carece de fontes].

Características e utilização

Pelo seu tamanho, deve ser tocado apoiado ao chão por meio de um espigão, haste de metal em sua extremidade. Para tocá-lo, o músico deve estar sentado, com as pernas afastadas, com o instrumento entre os joelhos e o braço do violoncelo repousando sobre o ombro (embora algumas pessoas experimentem outras posições, o que não é recomendado, já que pode ocasionar lesões à coluna vertebral). As quatro cordas são afinadas em ,Sol e , como na viola, mas uma oitava mais grave. As composições para violoncelo são escritas fundamentalmente na clave de  na quarta linha. A tessitura média do violoncelo é de mais de quatro oitavas - indo do Dó1 ao Fá5.
As grandes orquestras utilizam entre oito e doze instrumentistas de violoncelo no naipe, dependendo, para isso, do período histórico e estético da orquestra (orquestras românticas são maiores que as clássicas, por exemplo).
Sua sonoridade é considerada bastante expressiva, sendo conhecido como o "rei" dos instrumentos de cordas[carece de fontes]. Seu uso está mais presente na música erudita, embora sua presença seja cada vez mais comum na música popular, tanto dentro de quartetosquintetos ou orquestras de cordas como acompanhamento, quanto em presença solo. BeatlesBelle & SebastianIra! eTitãs são alguns dos diversos grupos de rock que utilizaram e utilizam o instrumento. A incursão de nomes como Yo-Yo Ma em gravações dedicadas à música popular norte-americanaargentina ebrasileira e presença cada vez maior de violoncelistas dedicados ao gênero popular têm aumentado a visibilidade do instrumento.
Como importantes expoentes do "violoncelo popular" cabe citar o brasileiro Jaques Morelenbaum que acompanhou diversas vezes Caetano Veloso e outros artistas da MPB e da música popinternacional como StingDavid ByrneCesária ÉvoraAdriano Celentano, e também o grupo de prog metal finlandês Apocalyptica, um trio de violoncelos, acompanhado por um baterista, que quebra com a ortodoxia padrão do instrumento[carece de fontes], ao utilizar várias técnicas como o pizzicato, e, tocar de modo muito acelerado, a fim de substituir a guitarra e o baixo. Esse estilo foi batizado como cello metal, e seguido por várias outras bandas, mesmo que com menos sucesso.

[editar]Materiais e partes

O violoncelo è um instrumento constituido de muitas partes, principalmente de madeira (abetobordo e ébano). Alguns componentes (como o espigão) e pequenos detalhes podem ser feitos de aço,borracha ou outros materiais.

[editar]Obras significativas com e para o instrumento


Detalhe do cavalete de um violoncelo.

[editar]Intérpretes de destaque

Curiosidades

  • O violoncelo mais caro do mundo é um Stradivarius, o «Bonjour», vendido na Christie's em 1999 por 710 000 euros.
  • Actualmente existem 60 violoncelos feitos por Stradivari.
  • Em Outubro de 2008 foi leiloado na internet um violoncelo de Stradivari, conhecido no mundo musical como «Fleming». O nome do instrumento deve-se a que o seu último proprietário foi a falecida violoncelista britânica Amaryllis Fleming (falecida em 1999), meia irmã do criador de James BondIan Fleming, e filha do pintor britânico Augustus John.
O «Fleming», fabricado em Cremona, em 1717, sofreu alguns danos, provavelmente em meados do século XVIII em Madrid, e foi restaurado pelo espanhol José Contreras, o mais reputado especialista do seu tempo.
O instrumento viajou para a Grã-Bretanha, segundo se crê, durante as guerras napoleónicas e em 1893 foi vendido a Emil Hanna, um conhecido negociante de arte alemã. Passou depois por várias mãos, sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e acabou na posse de Amarillys Fleming.

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