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quinta-feira, 2 de junho de 2011

Jazz

Jazz
Quando se fala de música, neste caso de Jazz, nunca se consegue dizer tudo o que se quer transmitir. É necessário ouvir para compreender o que todas as palavras que existem nunca vão conseguir descrever. No entanto a história do jazz existe, está registada e é nela que eu me baseei para falar sobre o passado, as origens deste estilo e a sua evolução.Origem :Em 1619 uma quinzena de Negros vindos do Congo foram vendidos como escravos a uns fazendeiros da Virgínia. Como forma de dominar os escravos, além das tradicionalmente violentas, os patrões mandaram construir templos para que os negros tivessem um local onde pudessem prestar culto ao seu Deus. Foi dentro desses templos que eles encontraram liberdade, liberdade essa que foi aproveitada não só para manifestações religiosas, mas também culturais. Os cânticos que eles entoavam dentro dos templos foram posteriormente denominados por "espirituais negros", cânticos esses que ainda hoje existem. A contrapartida profana desses cânticos são os"blues". Os blues não só deram origem ao jazz, mas também mantêm-se dentro dele na forma de temas, motivos melódicos sobre os quais os músicos jazz improvisam. Foi apenas no início do século XX que o jazz foi reconhecido e ganhou posição no meio musical deixando de ser tão marginalizado como até aí.Estrutura do JazzNuma dessas manifestações culturais ocorridas dentro dos templos por volta de 1700, um miúdo pegando em dois paus produziu um ritmo tão intenso que todos os escravos que estavam a assistir, sentiram embriagados não conseguindo conter os sentimentos dentro do seu corpo, dançavam para libertar toda essa tensão. Em especial uma miúda, que com o corpo fazia movimentos que haveriam de chocar quem visse, e maravilhar quem sentisse o que todos sentiam. Esse ritmo é o "swing". Todo o ritmo que suporta o jazz é denominado "swing"; pode ser lento ou rápido, mas é sempre muito intenso.A estrutura do jazz assenta nesses dois elementos: "swing" e "blues". O músico de jazz tem como suporte o "swing" improvisa sobre uma melodia simples, quase sempre triste e muito carregada emocionalmente, os "blues" . Em todos os concertos o músico de jazz não se limita a reproduzir a música executada nos ensaios. Ele improvisa, ali, em palco correndo todos os riscos que daí lhe advêm.
O primeiro músico de Jazz maldito :Existe entre muita gente a ideia de que um músico só opta pelo Jazz quando se sente frustado ou quando é um frustado. Embora na verdade não seja assim, essa ideia foi reforçada com o contributo de músicos como Charlie Parker e Bix Beiderbecke. Este último, grande trompetista do inicio do séc. XX (1903 - 1931). Morreu novo devido ao abuso do álcool, já que foi no álcool que ele procurou a compensação para uma insatisfação crescente e insuportável. Bastante aplaudido sempre que actuava. Mas, quanto mais era aplaudido mais infeliz se sentia, uma vez que alimentava dentro dele uma crescente frustração - tinha consciência da sua imperfeição e sentia-se culpado das pessoas o aplaudirem assim mesmo, imperfeito. Cada vez trabalhava mais para atingir a perfeição e cada vez as pessoas o aplaudiam mais e ele sentia-se mais culpado e trabalhava mais e . . . Refugiou-se no álcool e morreu com 28 anos, um ilustre desconhecido ao qual grandes músicos se foram inspirar, Miles Davis por exemplo.Rock'n 'Roll - "Uma caricatura vulgar do Jazz" - Jean WagnerO Rock gera culto, ainda existem bandas Rock que são verdadeiros monumentos vivos. Mas, o que muitos dos admiradores do Rock não sabem é que ele teve origem no jazz! É verdade, os solos de guitarras tão característicos do Rock tiveram origem nos solos de saxofone no jazz. Foram os músicos de jazz, que, quando nos anos 50 o showbusiness se apoderou de algumas cidades americanas como Boston, se passaram para o outro lado, o do dinheiro, da publicidade. Os primeiros concertos de Rock tiveram como instrumentos uma bateria, até então utilizada no jazz, trompetes e saxofones.Charlie Parker :Charlie Parker foi um saxofonista do início do séc. XX. Esteve várias vezes hospitalizado devido ao consumo de álcool e heroina, mas quando por volta de 1950, após 8 meses de internato ele regressou a Boston e viu os antigos músicos de jazz vendidos a uma música que nada tinha a ver com o jazz, uma música despojada de conteúdo, vulgar, onde a forma como era apresentada era mais importante do que o que o seu conteúdo, não resistiu. Refugiou-se mais uma vez no álcool e morreu poucos dias depois. Essa música é o Rock. Quando este estilo surgiu, foi denominado por "uma caricatura vulgar do jazz".Conclusão :A música sempre fez parte da educação das pessoas, todas ouvem música. Umas gostam mais de um estilo ou de outro, mas todas gostam de música e tudo o que se ouve é música, agora, obviamente há música boa e há música má. Não se trata de uma questão de erudição, trata-se de avaliar a música como um todo, melodia, harmonia, expressão, letra se a tiver. Se uma das partes falhar todo o trabalho por cair na vulgaridade e ser simplesmente ignorado.Um factor que agora, na nossa sociedade conta é a imagem de quem interpreta e ao que parece por vezes conta mais do que a música. Quando assim é, algo está errado. As produtoras aproveitam-se de uma evidente falta de cultura musical existente no nosso país e produzem música de qualidade duvidável, ou, por vezes nem se duvída da falta da mesma. Depois é só criar uma boa estratégia de publicidade e temos no mercado mais um cantor uma cantora, ou até uma grupo deles que valem pela imagem que apresentam. Felizmente muita gente ouve boa música. Eu digo felizmente porque quem não a ouve não sabe as sensações que ela pode transmitir, os estados de espírito que ela provoca.
O que me preocupa é o facto de actualmente os media disporem de meios para construir ou destruir um artista, em particular um músico. O que nos devia preocupar a todos é que eles efectivamente usam esses meios.

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